sexta-feira, 3 de maio de 2013

Colombia...

ate agora tem sido uma viagem bastante esgotante mas estou a gostar muito

comecei com um voo de berlim a paris de 1,5 horas, depois 1 hora de bixa para aceitarem o meu passaporte e mais 11 horas de voo, meia hora em bogota para apanhar um autocarro ate santa marta de 20 horas, cheguei a tarde e no dia seguinte comecei um trekking de 4 dias pela selva para chegar a cidade perdida (teyuna)...foram 24 km para chegar la e 24 para voltar...

no primeiro dia apanhamos so chuva tropical e eu estava com as minhas sapatilhas com sola completamente lisa e gasta...parecia que estava andar em gelo...eram subidas e descidas de lama...quem disse que a descer todos os santos ajudam nunca andam na selva...

descobri que estou em grande forma fisica...andava sempre muito mais depressa do que o resto do grupo (eramos 7) e chegava a dar 30 minutos de avanco...era engracado estar completamente sozinho no meio da selva...so houve uma vez que fiquei paranoico quando estava em territorio em que o guia dizia que havia pumas e jaguares e comecei a ouvir barulhos na selva e movimentos...ate cheguei a voltar para tras mas depois descobri que eram macacos!!!

teyuna foi uma cidade dos indios abandonada nos descobrimentos por causa dos espanhois e descoberta ha 30 anos por saqueadores de tumulos...hoje em dia ja foi descoberto 10% dos povo (aprox 180 circulos, cada circulo era uma fundacao de uma casa, cada 2 casas eram uma familia, uma para o homem, outra para a mulher e filhos)...os indigenas locais nao aceitam que sejam feitas mas descobertas porque para eles aquilo e um territorio sagrado, como um cemiterio...estimativas sao que hajam mais de 200 povos perdidos na selva...pelo caminho ia se vendo escadas muito antigas ou circulos mas estam completamente cobertos por arvores densas...


















depois de 4 dias voltamos a mamey, mais conhecida por machete pelao porque os habitantes quando andam a lutam nao usam os punhos mas sim machetes!!!


fui depois passar uma noite a palomino num hostel em frente a praia...bonito e com o mar violento...


estou agora em cartagena, cidade fantastica, muito bonita e cheia de bares...infelizmente nao tenho grande paciencia para estar em cidades por isso vou apanhara agora um autocarro de 20 horas outra vez











colombia e fantastica, as pessoas sao simpatiquissimas e nao sinto perigo nenhum...

Sem comentários:


Contador visitas